sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Vencer o medo e o «statu quo»



Um videolog objectivo, com uma forte mensagem sobre a interligação entre Visão-Medo-Statu quo. Um lição com pouco mais de 3 minutos. (Veja o filme ou leia a tradução abaixo)

Carly Fiorina, ex-CEO da HP (Stanford University programe)Afinal, o que é que eu sei sobre Mudança. A primeira coisa que eu sei é que toda a gente tem Medo de alguma coisa. Todos vocês têm medo de alguma coisa. Todos nós temos Medo de alguma coisa. Mas o que distingue as pessoas que têm sucesso na sua vida e as que não têm é o que é que fazem com o seu Medo.

Algumas pessoas retraem-se perante os seus Medos, outras pessoas vão em frente, mesmo perante aquilo que as assusta. A Coragem não é a ausência do Medo. A Coragem é actuar apesar do Medo. Mas porque a maioria das pessoas tem medo do que todas as pessoas a maioria do tempo têm medo, é algo de novo... A essência do empreendedorismo é o aceitar riscos. A essência dos negócios é o aceitar riscos.

Aceitar os riscos tem sempre a ver com o tentar algo novo. E mesmo assim as pessoas tornam-se medrosas... de sempre tentar algo de novo. E então há sempre resistência à Mudança. Sempre. Porque as pessoas têm Medo.

Mesmo se o que as pessoas têm não seja satisfatório, há sempre um medo de se aventurarem no desconhecido. E isso fá-las recuar na mudança.

E se vocês estão a tentar dirigir uma empresa, pessoas, colegas para algo novo, há uma coisa que têm de saber... Eles também têm medo.
E têm de saber também que a única forma de ajudar as pessoas a ultrapassar os seus medos é dar-lhes uma... Visão de algo que valha a pena lutar. Que valha a pena aceitar o risco.

Mas o porquê de haver sempre resistência à Mudança é devido ao natural momentum, o natural instinto de qualquer instituição... Não interessa se instituição é uma Família, uma empresa, uma universidade, cinco pessoas, 50.000 pessoas. Pela minha experiência com organizações, posso afirmar, sem receio de contradições, que o natural momentum de qualquer organização ou instituição é a preservação do status quo.

Porquê?
Porque as pessoas que têm poder ou influência querem mantê-las. E por isso investem todas as sua energias na manutenção do seu poder e da sua influência.Isto acontece não porque as pessoas sejam más... É apenas a Natureza Humana. Então, novamente, se estão focados na aceitação de riscos, na Mudança, têm de compreender que o momentum, que funciona contra vocês, é o poder do status quo. E está sempre lá. E é por isso que abraçar a mudança é duro. E a outra força que opera contra a Mudança é o Medo. O sentimento mais básico do ser humano, o Medo.
Por isso a mudança tem de ter o poder suficiente... o poder de uma Visão sobre o que poderá ser diferente. Terá de ter Força e Energia suficiente, para ultrapassar o Medo das pessoas e o Poder do status quo.