segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Como se classifica uma grande empresa

No post abaixo prometi que explicaria melhor as cinco dimensões de Levering e Moskowits, sobre a sua classificação das melhores empresas para trabalhar. Muito bem:

(foto de Robert Levering)
Credibilidade: a comunicação com os líderes é aberta e acessível, os líderes são competentes na coordenação das pessoas e dos recursos materiais, e são íntegros e consistentes na condução da visão.
Respeito: os líderes apoiam o desenvolvimento profissional das pessoas, cooperam com os empregados em decisões relevantes, zelam pelos colaboradores respeitando as suas vidas pessoais.
Justiça: há tratamento equitativo; pratica-se a imparcialidade no recrutamento e nas promoções; há justiça nas práticas e nas políticas de pessoal.
Orgulho/brio: os empregados têm orgulho nas suas funções individuais, no trabalho do grupo/equipa, nos produtos da organização e na pertença à comunidade.
Camaradagem: os empregados têm um sentido de identidade pessoal, a atmosfera é amistosa e acolhedora, existe um sentido de «família» ou «equipa».

Mais tarde, no fim do século passado, e já mencionado neste blogue, o investigador holandês Kets de Vries construiu também um modelo de clima organizacional baseado em princípios semelhantes. E assim foi criado o conceito de Organizações Autentizóticas.