quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Imaginação + Simulação = Realização

Imaginação + simulação = realizaçãoDenis Waitley acompanhou muitos campeões olímpicos, empreendedores, gestores e até militares. Um dos seus conceitos é que o sucesso vem da repetição, do treino, do ensaio. É a repetição registada na mente que torna natural o que o corpo faz. Quando o corpo quer fazer algo que não se registou em primeiro na mente, o medo leva à falha.

Mas antes de se realizar, vem a Motivação, e antes da Motivação a Expectativa. Não se estará motivado a não ser que se esteja convencido de que se é capaz. Expectativa é poder e actua sobre a auto-estima. Se se faz alguma coisa e se consegue bom resultado, então isso dá-nos coragem para fazer algo mais.

Atinja o sucesso recordando o que fez de bem, em vez de se lembrar do que correu mal. Inspire-se nos melhores... Nos melhores pais, nos melhores escritores, nos melhores jogadores, professores, etc. Siga o exemplo de pessoas melhores na sua área. Se quer evoluir e ultrapassar-se, siga e rodeie-se dos melhores. Lide com pessoas com o mesmo tipo de objectivos, não com problemas.

Imaginação + simulação = realização. O SUCESSO vem da repetição, do treino, do ensaio. Prepare-se e treine mentalmente e tudo acontecerá fisicamente, à medida que insiste. Quando tudo surgir naturalmente, ouvirá falar da sua «espontaneidade»... Só que «espontaneidade» é apenas um reflexo condicionado. Os actores representam com tanto à-vontade que parecem naturais. Mas porque ensaiaram repetidamente, vezes sem conta. O seu trabalho no palco e diante das câmaras até parece «espontâneo»...

Lembre-se que aprendemos por Observação, Imitação e Repetição. Observe os melhores, siga os melhores e repita o mais que puder até se tornar... «espontâneo/a».