terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O sapo e o escorpião na fábula do carácter

Para Kets de Vries, investigador holandês e professor no INSEAD, o carácter é muito mais profundo do que a personalidade, que envolve apenas aquilo que é visível, o comportamento superficial nela cabendo os ideais, os valores, as crenças, os padrões de processamento de informação, o estilo de liderança.

De Vries avança com uma fábula para definir o carácter:
«Era uma vez um sapo que nadava alegremente no rio. De repente, ouviu uma voz chamando por ele. Nadando em direcção ao som, o sapo viu um escorpião parado na margem do rio. O escorpião disse-lhe: “Preciso de atravessar o rio. Por favor, eras capaz de me dar uma boleia?” O sapo fitou-o por um momento, céptico, e replicou: “Eu conheço-te, eu sei o teu tipo… Como é que eu sei que tu não me matas se eu te ajudar?...” E o escorpião respondeu prontamente: “Porque é que eu faria isso? Se eu te matasse, eu morreria também, simplesmente porque não sei nadar.”

Esta explicação do escorpião fez sentido para o sapo e este acabou por acordar transportar o escorpião pelo rio. Então, o escorpião saltou para as costas do sapo e este iniciou o percurso rumo à outra margem. Porém, quando iam mesmo no meio, entre as duas margens, o sapo sentiu subitamente uma picada nas costas e, pelo canto do olho, conseguiu ver o escorpião a retirar o seu ferrão das suas costas. “Seu louco”, gritou o sapo inconformado, “agora vamos os dois morrer. Porque raio é que tu fizeste isso?...” E o escorpião respondeu: “Não pude controlar-me para evitar. Sabes? É o meu carácter.”»

Agora, pense no seu carácter, depois de ler o texto seguinte:
Atente aos seus pensamentos; eles tornar-se-ão nas suas palavras. Atente nas suas palavras; elas tornar-se-ão nas suas acções. Atente nas suas acções; elas tornar-se-ão nos seus hábitos. Atente nos seus hábitos; eles tornar-se-ão no seu carácter. Atente no seu carácter; ele tornar-se-á no seu destino