segunda-feira, 15 de março de 2010

John Kotter e a mudança


John Kotter, the impacts of change
«Leading Change»
John Kotter, uma autoridade na área da liderança, explica como operar a mudança num texto fantástico. Nestes tempos de crise profunda, e quando estamos à beira de uma alteração de paradigma, principalmente ao nível do comportamento dos líderes, finalmente estes princípios começam a não poder ser ignorados. John Kotter relembra mesmo: «Nada mina mais a mudança do que o comportamento inconsistente com as palavras dos indivíduos de topo.»
Os processos de mudança começam com uma série de fases. Há dois princípios-base: Qualquer ultrapassagem a uma dessas fases vai produzir resultados insatisfatórios.
Mais: Qualquer erro crítico grave em qualquer uma das fases terá um impacto devastador.
Fase 1, erro 1 - Não estabelecer um suficiente sentido de urgência.
Fase 2, erro 2 - Não criar poderosos e suficientes esforços colaterais.
Fase 3, erro 3 - Falta de uma visão. Conselho: se não puder comunicar a visão a alguém em 5 minutos ou menos, obtendo uma reacção que signifique a compreensão e o interesse, então não tem esta fase preparada.
Fase 4, erro 4 - Deficiente comunicação da Visão. Conselho: Não basta uma reunião, uma newsletter ou um comunicado geral. Tem de utilizar todos os canais possíveis e repetir os princípios sempre que puder e em qualquer circunstância.
Fase 5, erro 5 - Não envolver suficientes pessoas, transversalmente na empresa. Conselho: para remover obstáculos, mostre as vantagens, mude também a avaliação de desempenho, afaste quem se oponha, principalmente se forem gestores de topo.
Fase 6, erro 6 - Não planear conquistas de curto prazo.
Fase 7, erro 7 - Declarar vitória cedo de mais.
Fase 8, erro 8 - Não ancorar as mudanças na cultura da empresa.