quarta-feira, 28 de julho de 2010

Chegar ao destino sem fazer a viagem

É uma espécie de teletransporte. Quando se quer atingir objectivos num evento único. Muita gente, gente de mais, aspira a atingir um estádio de evolução ou estatuto de um momento para o outro. Julgando não ser necessário o processo. Mais: recusam-no e esperam por um evento milagroso que os leve ao topo.

Lembro-me sempre do «Eu gostava de ser chefe. Se eu fosse chefe…». Ou então o «Eu gostava de ter uma empresa». Muito bem. É legítimo. Mas o que fez a maior parte desta gente para atingir este objectivo? Muito pouco… Ou nada. Que livros leram? Que formação específica fizeram? Nada. Talvez muito pouco.
Se não há treino, não há resultado satisfatório. Que fez o futebolista Ronaldo para atingir tal nível de qualidade? E o Maradona? E o basquetebolista Michael Jordan? E o tenista Roger Federer ou o golfista Tiger Woods?

Sim, claro, trabalharam muito e durante muitos anos, até chegarem ao topo. O exemplo dos desportistas ilustra mais facilmente o fenómeno. É que no desporto não é possível contornar o processo… Já nas empresas, o sistema pode ser como que viciado com a intervenção de amigos, familiares ou conveniências. E os resultados aí, mais tarde ou mais cedo, reflectem-se negativamente, na performance, na inovação, na criatividade…


Sobre o sucesso, John Maxwell lembra: «Sucesso não acontece de um momento para outro, Sucesso é um processo». Um processo de aprendizagem, de experiências, de amadurecimento, de conhecimento, de disciplina, de consistência.

E Jim Rohn afirma sobre o fracasso: «Fracasso não é um evento cataclísmico. É antes a soma de pequenos fracassos diários, semanais, mensais, anuais. Se tem 5 cartas para escrever hoje mas só consegue enviar 2, tens 3 pequenos fracassos. Se tinha 10 telefonemas a fazer mas só fez 4, pode somar mais 6 fracassos. Já são 9 e o dia ainda não acabou.» E assim por diante.

Se quer ter sucesso, tem de estabelecer o preço que deverá pagar por aquilo que deseja. E estar disposto a pagar esse preço. O sucesso é um processo que, em primeira instância, é medido pelo tamanho das suas ideias. Quanto maiores, maior poderá também ser o processo, o investimento, o esforço, o tempo de espera…