domingo, 28 de novembro de 2010

Adapte-se e fique doente...

Num ambiente de esquemas
só pode ser esquemático

Não há problemas com as coisas, há problemas com comportamentos que originam os problemas, e que definem o clima organizacional.

Se os seus valores não são condizentes com os da empresa em que trabalha, mas precisa dela para viver, o mais certo é estar a recorrer à sua capacidade de adaptação. Até um certo ponto, é possível adaptar-se sem desconforto.
Mas se esse ponto é ultrapassado, o mal-estar instala-se e começa a consumir-se, diariamente. Os maus pensamentos, a angústia, o receio, o desagrado, a frustração e a desmoralização invadem o comportamento e a atitude diária. O fim-de-semana ou o feriado passam a ser mais do que desejados.
O que significa este estádio?... Que ultrapassou o limite de tolerância, o ponto de adaptação. Está em perda, está em sofrimento, está em esforço, digamos que em «modo de sobrevivência».

Se trabalha numa empresa onde a desonestidade e os «esquemas» são o ambiente permanente, para resistir terá tendência a recorrer a comportamentos semelhantes. O problema é que, se os seus valores são contrários, prepare-se para sofrer. Mesmo pensando que se adapta, o que acontecerá é a gradual desestruturação da sua mente e do seu quadro psicológico.
Atente bem: quanto maior o esforço adaptativo, mais perto ficará de se sentir doente, depressivo/a, stressado/a, ansioso/a.

O que fazer? Sim, como a vida não acaba aqui, há algo a fazer. Será o momento da mudança. De pensar em trocar de empresa. Como ensinou Jim Rohn, «nunca subestime o poder da influência. Se acompanha com pessoas desonestas, ou pessoas gastadoras, ou pessoas mal-dizentes, ou pessoas negativas, mais tarde ou mais cedo vai ter essas tendências.» O contrário também é válido. Se conviver com pessoas positivas, proactivas, honestas, íntegras, francas e sinceras, tenderá a sublinhar dessa forma o seu comportamento.

Tratar da sua vida e da sua saúde é tratar da sua envolvente. É alimentar o seu cérebro com aquilo que o/a fará feliz e próspero/a. Adapte-se a um ambiente contrário aos seus valores e ficará doente. Quanto tempo vai aguentar? Porque será sempre uma questão de tempo.