quinta-feira, 21 de julho de 2011

Não Há Becos Sem Saída

A todos quantos acham que o Becos são recantos obscuros sem saída, Sofia Pedroso anunciou há pouco ao mundo que Todos os Becos Têm Saída. As suas palavras foram escritas em livro, o seu primeiro, fruto da sua própria experiência.
Sofia não menciona investigações, não se escuda em exemplos alheios, não recorre a textos científicos. O que escreve vem de dentro, do mais fundo de si e é o produto da sua vivência. Factual. Cru. Brutal.

E ao longo das breves páginas do seu livro, Sofia desmonta o processo que nos pode conduzir a um Beco. Só esta palavra magoa. «Naquele momento em que me senti à beira do abismo, o que mais me perturbou foi a convulsão de pensamentos que me assolavam num ritmo quase frenético (...) Os pensamentos surgiam maioritariamente no silêncio da noite (...).»

E Sofia avança logo de seguida para nos mostrar a... saída que o Beco tem. O Beco afinal é fraco, não tem força nenhuma, vive da aparência que nos causa e só é bem-sucedido se lhe damos importância. «Tens objectivos? Eu não tinha até há bem pouco tempo, e estou convencida que a maioria das pessoas não tem. Mas todos temos sonhos. Queremos ser felizes, financeiramente independentes, morrer de velhice. Há quem aspire à ribalta, queira fazer histórias ou salvar a nação (...)». E logo, logo depois de explicar como se dá à luz objectivos deliciosos e alcançáveis, a autora alerta «O que interessa é que no fim tenhas como objectivo algo que desejes incondicionalmente.»

A escrita é escorreita e flui como um riacho por entre as margens, sem maneirismos nem rendilhados literários pomposos, não há «você», o «senhor», «tenha», «faça» ou «pense». O «tu» impera. Deferências para quê se afinal somos iguais e a vida passa por todos nós e deixa marcas, uns mais que outros? Ah, o grafismo, o grafismo faz apetecer ler. Sofia, escreve mais, por favor.

Os Becos, esses, entraram em declínio, com este livro. Não Há Becos Sem Saída é uma lição de vida e de crescimento pessoal. Não é discutível nem argumentável. É a mais pura verdade, vinda do núcleo.

Não Há Becos Sem Saída é inteiramente grátis e para fazer o download aceda ao site http://www.sentirpositivo.com/ ou clique directamente aqui.