domingo, 20 de novembro de 2011

A hierarquia da igualdade

Texto retirado do livro
Peter Drucker, o chamado «pai da gestão», foi sempre um indivíduo cujas ideias denotaram um grande esclarecimento e equilíbrio. Não será fácil destronar as teorias e os conselhos de Drucker. Ele sempre esteve à frente, no pensamento de gestão.

Sobre a hierarquia, Drucker afirma a sua convicção de que uma empresa deve estar organizada segundo níveis hierárquicos. «Da mesma forma, todos na empresa, desde o patrão ao empregado de limpeza, devem ser vistos como tendo uma importância idêntica para o sucesso da empresa como um todo. Ao mesmo tempo, a grande empresa deve oferecer oportunidades iguais de promoção (…).»

Mas o que Drucker diz a seguir é algo de extraordinário: «A procura de oportunidades iguais não é, como muitas vezes erradamente se pressupõe, uma procura de igualdade ou recompensas absolutas. Pelo contrário, as oportunidades iguais automaticamente implicam uma desigualdade de recompensas, uma vez que o próprio conceito de justiça implica recompensas hierarquizadas de acordo com desempenhos e responsabilidades diferentes.»

E Drucker remata, perguntando:
«A sua organização valoriza a contribuição do patrão
e do empregado de limpeza ou só do patrão?»