sexta-feira, 18 de maio de 2012

O futuro dos negócios

Isa Magalhães, no seu livro Gestão Holística de Pessoas, ed. Flora Nativa, Brasil, define de forma excelente a organização do futuro. Um visão mais abrangente a que Isa chamou de Empresa Holística.
Assim, atente às carecterísticas do negócio do futuro. O negócio da satisfação e da produtividade.

«A EMPRESA HOLÍSTICA TEM:        
CULTURA ABERTA com convívio e comunicação fluindo naturalmente. A tecnologia não substituiu as pessoas, é apenas ferramenta eficiente para o trabalho. PARTICIPAÇÃO ESTIMULADA – As pessoas são estimuladas a participarem através da delegação de autoridade e da formação de equipes interligadas nos diversos setores da empresa. CRIATIVIDADE - Um atributo essencial ao desenvolvido de cada pessoa na empresa, pois ser criativo é condição de sobrevivência e competência. PODER DE DECISÃO DESCENTRALIZADO – A decisão é um ponto-base da eficácia. Quem não tem capacidade de decisão, torna-se irresponsável e imaturo. A empresa que não permitir que as pessoas decidam, está infantilizando-se. Decisão indica maturidade. MISSÃO CLARA – a empresa assume compromissos com sua Missão perante a coletividade interna e externa, e age com coerência diante de seus valores. EQUIPES INTEGRADAS – Coesas e focadas em objetivos comuns, direcionadas para o sucesso organizacional. FORTE SENSO DE ÉTICA - O bem comum é a razão de qualquer comunidade, pois leva ao equilíbrio das relações. Esse senso de Bem Comum gera compreensão e prática da Justiça Social e da Qualidade de Vida no Trabalho - QVT. VISÃO E AÇÃO TÁTICA – Toda ação compatível com os projetos do futuro visa ao planejamento das oportunidades, observação das ameaça e as estratégias que fundamentam a estrutura da empresa. RELACIONAMENTOS AFETUOSOS – O caminho para que todos participem de um mesmo projeto vem da solidariedade, um sentimento que leva à parceria e amizade. Isso desenvolve a participação voluntária na equipe, sem coação. ESPIRITUALIDADE - Todo ser humano tem a aspiração de ser feliz. A produtividade pode ser profundamente influenciada pela felicidade que conduz à Espiritualidade. Falamos hoje de Inteligência Espiritual- IS, que nos faz superar os limites e nos leva em direção a um Bem Superior.»

Isa Magalhães é escritora, conselheira editorial nas edições Littere e como adora trabalhar com pessoas também se dedica à consultoria.