terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Coaching, o caminho para a mudança


Diana tem 37 anos e um dia encontrou um coach. Disse-lhe que queria mudar de vida e perguntou-lhe como podia ela mudar a situação. O coach, a quem ela chamou de «mestre», convidou-a a procurar a resposta dentro de si e não nele. Mas ela resistiu à ideia e insistiu em querer a resposta de como mudar a situação, a economia, o governo, o regime, a crise, a política, a empresa, os colegas e o chefe.

O coach perguntou-lhe como queria ela mudar a SUA situação, mas Diana insistiu em mudar a situação primeiro. E de pergunta em pergunta, Diana, a princípio tensa, foi descobrindo as respostas, as SUAS respostas. Estranhou o «mestre» por este não emitir opiniões nem julgamentos e por os conceitos de «bom» ou «mau» estarem ausentes na conversa, bem como os conselhos e as advertências. Mas a estranheza transformou-se em CONSCIÊNCIA e esta em APRENDIZAGEM e esta em CONFIANÇA.

E, por fim, Diana conheceu a SATISFAÇÃO, descobriu a sua FORÇA, CRIATIVIDADE e RECURSOS. Traçou o seu novo caminho, estabeleceu metas à SUA medida e atingiu o que queria: MUDOU A SUA SITUAÇÃO e assim encontrou PROPÓSITO e SIGNIFICADO na sua vida.

A GRANDE DESCOBERTA DE DIANA:
Antes de pensar em mudar a situação, ela mudou a SUA situação

__________
O coaching é uma arte não intrusiva, não sugestiva e não conselheira. O coach domina a estrutura da pergunta, trazendo consigo sensibilidade e entrega. O importante da pergunta é o que está por detrás da pergunta e esse bastidor Diana descobriu, porque a resposta estava dentro de si para que a encontrasse.
__________
Alguma vez pensou que a resposta para todas as suas questões estão consigo, só que ainda não deu por ela? Provavelmente, nem quer acreditar nisso...
Depois não resiste àquela facilidade de aceitar opiniões, sugestões e conselhos de familiares, amigos e conhecidos e rapidamente se convence de que, se serve aos outros, é adequado para si. E assim vai saltando de sugestão em sugestão, de conselho em conselho, de opinião em opinião, experimentando formatos alheios.

COACHING, the better way to change, learning from the inside out