sábado, 29 de junho de 2013

Como dar feedback ou fazer uma avaliação

É das coisas que mais ansiedade traz. Como dizer ao outro aquilo que supostamente não gostará de ouvir? Como fazer para que a relação não fique destruída? Eis oito factores importantes:

1 – Falar com a/as pessoa/as quando se sentir calmo/a, sem stress
2 – Dar o feedback quanto às acções, não quanto à personalidade
3 – Descrever o comportamento ou acção específicos e dar exemplos
4 – Explicar qual o efeito desse comportamento ou acção na situação/equipa/pessoas
5 – Pedir um comentário à pessoa/as ou equipa
6 – Oferecer sugestões específicas para melhoramento
7 – Dar exemplos concretos sobre o que a pessoa/as ou equipa faz especialmente bem
8 – Concluir encorajando a pessoa/as ou equipa
9 - Não utilizar o «mas» e sim o «e». Faça-o e verá os efeitos

Tome nota destes factores e adapte-os ao seu relatório de avaliação. Antes de falar com o colaborador, com a pessoa em questão, trabalhe a forma de dizer...