segunda-feira, 24 de junho de 2013

Oito razões por que se evita dar feedback

A maioria das pessoas acha difícil corrigir os filhos, amigos, familiares. E muitos managers e líderes têm dificuldade em dar feedback aos seus colaboradores. E porquê? Porque achamos sempre a crítica como uma experiência negativa. Assim, hesitamos em dizer o que pensamos por estas oito razões:

- Nunca dizemos à outra pessoa o que esperamos dela...
- Assumimos que a outra pessoa entendeu...
- Culpamo-nos quando a outra pessoa não entendeu...
- Temos esperança que a situação se resolva por ela própria...
- Esperamos que a equipa ou as pessoas entendam por elas próprias o que 
  queremos...
- Temos medo de afastar ou desagradar as pessoas...
- Sentimo-nos culpados por criticar os outros...


O feedback deve afinal ser uma experiência positiva. Uma oportunidade para reconhecer o que se está a fazer bem e o que se pode melhorar. Daí poder ser um excelente factor de alívio do stress e de melhoramento da interacção, do respeito e da confiança.

Não perca o próximo post para saber como dar feedback e fazer uma avaliação assertiva