segunda-feira, 30 de junho de 2014

GROW - Um jogo em que se ganha sempre


É um exercício de reflexão em quatro passos, uma viagem ao funcionamento da sua mente, à descoberta de novos mundos, possibilidades e oportunidades. Em inglês, crescer é GROW e os quatro passos correspondem às quatro letras que compõem a palavra.

Neste jogo de cartas poderá fazer uma viagem guiada à sua vida presente e futura, mesmo não sendo profissional. Começar pelo G (objectivo) é perguntar a si próprio o que quer e depois «navegar» pelas perguntas respectivas. Não facilite, dê a importância devida ao processo e vai conseguir atingir o que quer. Passe ao R (estado actual) e encontrará perguntas que o farão mergulhar no seu presente, ajudando-o a consolidar o que vai fazer efectivamente. Depois, siga para o O (opções) e reveja o panorama. Siga as perguntas e analise as hipóteses, equacione se o caminho que está a seguir é o único, se é o mais acessível ou se há outras formas de o fazer. Eventualmente se há até outros caminhos.
Por fim, entre no W (Acção) e defina especificamente as metas até ao objectivo final. É hora de escrever os passos detalhados. Com datas, hora, semana, mês. As perguntas na fase Will vão ajudar a ser o mais específico possível e a dissipar dúvidas.

Neste jogo de cartas GROW tem todas as instruções necessárias para efectuar um bom trabalho. São 44 cartas divididas em 4 naipes de 11 que correspondem ao G - goal, ao R - reality, ao O - options, e ao W - will.

GROW não é um jogo de ganhar e perder, é sim um jogo de ganho permanente. Ganha você se fizer a sós. Ganha você e o seu parceiro ou cliente se o fizer a pares. Ganha você e o seu grupo se fizer em conjunto.

Para adquirir, basta aceder ao Sítio do Livro ou aqui