sábado, 5 de julho de 2014

O efeito Smeagol...


- Diz-me com quem andas...

Smeagol, a personagem de «O Senhor dos Anéis». Cínico, dissimulado, hipócrita. Sempre disponível, prestável e atento. Aproveitando-se do seu ar diminuído de frágil criatura, indefesa e dependente, ele tenta por todos os meios influenciar e manipular os dois jovens para obter o que quer... O poder do Anel.

Quantos Smeagols já encontrou na sua vida? lembra-se? E quantos o/a rodeiam? Eles baixam as suas defesas, conquistam a sua confiança pelo favor, pela disponibilidade, pela simpatia e tentam influenciá-lo/a reduzindo a sua confiança para o/a manobrar.

Está sempre na hora de rever a sua «equipa». As pessoas que conhece, com quem se dá, com quem fala, acompanha ou visita. Porquê? Analise os seus pensamentos diários. Debruce-se sobre as suas emoções, níveis de satisfação, de confiança e de motivação. 

Muito do que somos reside na dieta mental que fazemos. As pessoas que lidam connosco são as que escolhemos ou toleramos na nossa vida. Que aceitamos ouvir, trocar ideias ou acompanhar. Quanto mais contacto, mais influência, porque mais assunto, mais matéria, mais conceitos, mais opiniões e considerações. E assim, a pouco e pouco, a influência vai crescendo e moldando a nossa mente. 

- Agora imagine o que são pessoas altamente energéticas, positivas, optimistas. Aquelas pessoas que trazem satisfação e só pensam em projectos e actividades desafiantes. Transpiram alegria, focam-se no futuro e estão sempre ocupadas com novas ideias.
- Imagine também o que é acompanhar com estas pessoas...
- Imagine o efeito que pode ter na sua vida... Alta performance...

Faça a lista de Smeagols que tem na sua vida. Eles existem, identifique-os. Se nunca pensou no assunto, é urgente que o faça... O efeito Smeagol leva-o ao lamento, ao desencanto, à mediania, ao pessimismo, à baixa performance. Está na hora de desligar os Smeagols da sua vida... Agora.