terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O layout do public speaking

A mensagem é para ser ouvida e também vista...
Falar em público é muito mais do que subir a um palco e dizer umas palavras a um grupo de pessoas. Há que fazer um esboço, um layout da sua apresentação. Se pegar num jornal ou numa revista, pode aperceber-se de que todo este material está paginado de uma certa forma, há designers a trabalhar no visual da mensagem e há jornalistas e autores a trabalhar a mensagem em si.

1 - Capa (determina as vendas)
2 - Títulos, tipo de letra e assuntos
Níveis de leitura no miolo, páginas interiores
3 - Título
4 - Antetítulo
4 - Fotos
5 - Legendas
6 - Destaques
7 - Lead (texto de entrada)
8 - Subtítulos
9 - Parágrafos
10 - Negritos e Itálicos
11 - Caixas de texto

Como vê, todos estes níveis de leitura são criados intencionalmente para garantir a atenção de quem lê. Como os leitores são diferentes, podem prender-se por factores também diferentes. Por exemplo, uns pelo título, imagens, e destaques. Outros pelo título, imagens, legendas, antetítulo e subtítulos. Independentemente de tudo, às vezes o aspecto da mensagem quase assume mais interesse do que a própria mensagem.

Aspecto Gráfico + Conteúdo = Mensagem

Agora vamos à mensagem dita, ao public speaking, em forma de discurso ou apresentação. Poderá falar-se de layout da mensagem dita, em português, de esboço? Claro. E você é o designer que dispõe os elementos de forma a ficarem o mais atractivos possível. Assim, seguindo esta linha de abordagem, na mensagem dita, os níveis de interesse podem ser mantidos através dos seguintes factores que completarão o aspecto geral da mensagem dita:

1 - Título da apresentação
2 - Tom de voz
3 - Volume (projecção)
4 - Ritmo
5 - Pausas
6 - Variação vocal
7 - Movimento das mãos
8 - Posição dos braços
9 - Olhar
10 - Expressões faciais
11 - Linguagem corporal (não-verbal)
12 - Uso do palco (movimentação)
13 - Mensagem - Factos, Números, Histórias (metáforas, analogias, associações)

Basicamente, são estes os factores que tem de ter em conta quando sobe a um palco ou fala para um grupo de pessoas. A mensagem é para ser ouvida e vista. Tenha em conta os 13 itens anteriores e vai melhorar rapidamente as suas capacidades de oratória antes mesmo de começar a praticar. 

Agora, para que tudo aconteça, é praticar, praticar, praticar