segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Uma ferramenta de Coaching

Esta é uma excelente ferramenta para tirar uma «fotografia» à situação, a si ou à organização, no que respeita a Recursos, Limitações, Obstáculos e Possibilidades. No quadro seguinte tem os campos preenchidos de forma a poder identificar o que analisar e no que reflectir. Reproduza o quadro num papel, identifique uma área da sua vida que queira analisar. Pode ser da vida pessoal, profissional, pode ser até referente à empresa. Um projecto, um problema, uma decisão que tem de tomar.


O que é SWOT?
Strengths - Weaknesses - Opportunities - Threats
Forças - Fraquezas - Oportunidades - Ameaças

Esta ferramenta simples é um bom começo para estimular à acção, ao movimento, e abrir caminho. As Forças Internas Positivas relacionam-se com a motivação, a coragem, a determinação, etc. As Fraquezas Internas Negativas referem-se ao medo, à hesitação, à preocupação, a crenças limitadoras como «eu não tenho jeito», «não consigo», etc. 

As Oportunidades Externas Positivas dizem respeito às circunstâncias exteriores que favorecem o seu plano, por exemplo ter amigos, pessoas que o/a ajudam, capital para investir, tempo, etc. Por fim, as Ameaças Externas Negativas referem-se ao contexto adverso, como distância, falta de apoio, dinheiro, etc.

Agora, é começar a preencher os campos até ter uma fotografia clara da situação que quer trabalhar. Quanto mais detalhes, mais definição. Poucos detalhes, a «foto» pode sair a preto e branco ou ficar fosca. O que prefere?