segunda-feira, 11 de julho de 2016

Humildade «embaça» França


França teve toda a expectativa, Portugal teve toda a humildade. França teve a certeza, Portugal teve a possibilidade. França teve o truque, Portugal teve a solução. No fim, as expectativas morreram às mãos da humildade, as certezas faleceram face às possibilidades e os truques pereceram perante as soluções...

As expectativas são tramadas. São verdades que se instalam antes de serem verdades. Saem furadas... E depois deixam aquele sabor amargo que os franceses não conseguem dissipar. Nem as mais altas instâncias conseguiram desta vez engolir, mesmo capacitadas a fazer os maiores golpes de rins, treinadas a engolir grandes e gordos sapos... Foi de mais para a sua capacidade.

A EXPECTATIVA foi tanta que embaciou a mente, a diplomacia e todo o sentido ético gaulês. A HUMILDADE apresentou-se indigesta e embaçou os franceses.

A vitória da HUMILDADE é uma das grandes lições do Europeu. Não propriamente de futebol, mas sim de vida. A vitória do foco de uma equipa, de um líder e de um capitão sobre os arremessos dos especialistas das certezas.

Uma grande vitória da elegância, da humildade, da paciência, do foco e da boa-educação.

Obrigado por tão bela e completa lição de vida